Elementos da Artes Visuais

29/04/2014 21:05
As artes que têm o sentido da visão como principal elemento utilizado na composição e observação delas são as visuais. São exemplos a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a arquitetura, o “webdesign”, a moda, a decoração, o paisagismo, o grafite, etc.
            O olhar é o ponto central dessas formas de arte, tanto no que concerne a produção artística delas, quanto especialmente na recepção delas por parte dos espectadores que têm a visão como principal meio de decodificar as informações e as linguagens de tais produções artísticas.
 
Elemento da Artes Visuais
 
Os elementos que estruturam a linguagem visual são chamados de elementos formais, porque são responsáveis por compor a arte visual, são exemplos as imagens, as esculturas, os edifícios, etc. A relação entre eles é capaz de transmitir ideias, visões de mundo, utopias, entropias, caos e todos os tipos de sensações, idéias e sentimentos previsíveis e conhecidos ou não. Os elementos formais são: ponto, linha, forma, figura, volume, textura, cor e espaço.
 
- Ponto
 
Unidade de comunicação visual mais simples e mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta ou qualquer outra substância, esse elemento visual constitui-se como um ponto de referência ou um indicador de espaço. Qualquer ponto tem grande poder visual sobre o olho. Os pontos podem criar a ilusão de tom, de cor, de sombra, de profundidade, etc.

Se o ponto estivesse unido a outro, e este a outro, e assim sucessivamente, o que viríamos seria uma linha. Um ponto isolado em uma obra chama muita atenção de quem observa. Quando se desenha ou se pinta uma obra usando muitos pontos, pode-se criar uma sensação de vibração. 

Seurat, Georges - Georges-Pierre Seurat (1859-1891) pintor pontilhista (divisionista) francês - 1887-88 - As modelos  

 

 

 

 

- Linha
Quando os pontos estão tão próximos que se torna impossível identificá-los individualmente, daí a sensação de direção, isso os transforma em outro elemento visual: a linha, que pode ser considerada um ponto em movimento. Pode ser imprecisa e falha nos esboços, delicada e ondulada ou nítida e grosseira em função das motivações de quem a produz. A linha expressa a intenção, os sentimentos e a emoção associada à visão do artista. Por isso, as linhas podem ser descritas segundo uma tipificação:
 
1 - As linhas retas são responsáveis por remeter a sensações de ordem, austeridade e precisão.
 
2 - As linhas quebradas em ângulos diversos podem remeter a variadas ideias associadas ao movimento de lento a rápido, de calmo e colérico, etc. Elas aludem a sensações de raiva, intensidade, vigor e força.
 
3 - As linhas diagonais são responsáveis diretas pela construção da perspectiva. Nas composições bidimensionais, linhas diagonais simulam profundidade.
 
4 - As linhas curvas ou espirais criam movimento e fluidez. Também remetem ao onírico, à loucura, à viagem, a digressões temporais, etc.
 
5 - As linhas sinuosas são sensuais e suaves, podem também transmitir também sensações relativas ao sonho, à trapaça, à falta de sentidos, etc.
 
Textura
 
Textura é o aspecto de uma superfície ou seja, a "pele" de uma forma, que permite identificá-la e distingui-la de outras formas. Quando tocamos ou olhamos para um objeto ou superfície sentimos se a sua pele é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura é, por isso, uma sensação visual ou táctil.